Atualização de notícias Covid-19: plano de contingência português.
- 25 de set. de 2020
- 2 min de leitura

O Conselho de Ministros determinou, esta quinta-feira, que a plano de contingência é para cumprir em todo o território nacional, pelo menos até 14 de outubro. A decisão foi tomada no dia em que Portugal regista 691 novos casos de covid-19 e o número de internados continua a subir - 26,5% em seis dias - neste início de outono. Para precaver uma segunda vaga severa, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou que todas as medidas impostas a 10 de setembro vão manter-se inalteradas na generalidade, bem como as regras mais apertadas em vigor nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, onde o risco de contágio é maior devido à maior densidade populacional.
O GUIA DE BOAS PRÁTICAS ATÉ ÀS 23H58 DE 14 DE OUTUBRO:
ÁREAS METROPOLITANAS DE LISBOA E PORTO
Nos locais de trabalho, o Governo determinou a elaboração de escalas de rotatividade entre teletrabalho e trabalho presencial. É ainda imposta a obrigatoriedade de desfasamentos de horários de entrada e saída de funcionários e pausas diferenciadas para refeições. Numa altura em que a maioria dos alunos já regressou às aulas, o desencontro de horário laboral é ainda justificado para evitar grande concentração de utentes nos transportes públicos.
AJUNTAMENTOS ESTÃO AUTORIZADOS?
As aglomerações estão limitadas a 10 pessoas de pessoas. Se o convívio for num centro comercial, num restaurante ou café a menos de 300 metros de um estabelecimento de ensino, então o limite para o ajuntamento baixa para quatro pessoas. O mesmo que se aplica nas áreas de restauração dos centros comerciais.
QUAIS SÃO AS LIMITAÇÕES-HORÁRIAS NO COMÉRCIO?
A abertura continua a ser às 10 h e o encerramento entre as 20 h e as 23 h, cabendo a decisão às autarquias, em função do risco em cada concelho. Ginásios, cabeleireiros, pastelarias e cafés podem abrir mais cedo. Os restaurantes podem prolongar o horário de funcionamento até à 01h, mas só podem receber clientes ou servir refeições até à meia-noite.
'LEI SECA' NAS ESTACÕES DE SERVIÇO E VIA PÚBLICA Nas estações de serviço de abastecimento de combustíveis está proibida a venda de bebidas alcoólicas. A partir das 20 h, a interdição de venda de bebidas alcoólicas é ainda extensiva a todos os estabelecimentos comerciais, à exceção daqueles que servem refeições. O consumo de bebidas 'generosas' é ainda proibido na via pública para travar convívios. JÁ SE PODE IR AO ESTÁDIO? Não. Todos os jogos de futebol vão continuar a ser disputados à porta fechada sine die. Apesar de o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, já ter avançado que os artistas da bola merecem ter público e o presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, ter avançado com uma proposta ao Governo para que os adeptos voltem às bancadas até uma capacidade máxima de 30% da lotação dos recintos, o secretário de Estado Adjunto da Saúde, António Lacerda Sales, é para já implacável: “Com a tendência crescente de casos positivos, não é previsível que tal aconteça. Quando for a altura certa, embora não saibamos quando será, abriremos as bancadas, com certeza”.
Fonte: jornal expresso
Comments