Parlamento Europeu rejeita simbolicamente acordo Mercosul-União Europeia
- TNM
- 8 de out. de 2020
- 1 min de leitura

O Parlamento Europeu rejeitou simbolicamente o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. A decisão foi tomada no dia 07/10 após parlamentares alegaram preocupação com a política ambiental de Jair Bolsonaro.
O Comitê Internacional da Câmara Europeia aprovou uma emenda ao informativo anual sobre implementação da política comercial da Europa no qual assegura que, “devido às políticas climáticas do Brasil de Bolsonaro, o estado atual do acordo pode não ser ratificado”. A decisão, no entanto, não significa o fim definitivo do acordo.
A campanha contra o acordo foi capitaneada pelo partido do presidente francês, Emmanuel Macron, com quem Bolsonaro já teve desentendimentos públicos. O mandatário europeu é alvo recorrente de críticas do presidente brasileiro pelo interesse do francês na Amazônia.
Foram os parlamentares franceses que anexaram a emenda e fizeram campanha por votos para que o Parlamento se declarasse contrário ao acordo. É a primeira vez, em 15 anos de negociação, que a entidade rejeita o tratado comercial.
Fonte: Portal de Notícias Metrópolis
Comments