Previsão de modificação do preço de imóveis em Portugal
- 6 de mar. de 2021
- 1 min de leitura

Os valores dos imóveis vão sofrer alterações, chegando mesmo a piorar, quando as moratórias terminarem. O mercado imobiliário registar uma descida nos preços dos imóveis, apesar do desempenho positivo do setor imobiliário, face às circunstâncias da Covid-19, revela a consultoria Imovendo no relatório regional de fevereiro.
O impacto fez-se sentir no início do ano, quando foi registado 64% dos municípios portugueses a evidenciar uma estagnação no preço dos apartamentos, contra 42% das moradias.
Em janeiro de 2021, apenas 36% dos municípios apresentava um valor mais alto de m2, nos apartamentos, face ao mesmo período homólogo. O distrito do Porto foi o único a apresentar quantias mais próximas, entre apartamentos e moradias.
Lê-se no relatório que este efeito começou há três meses, quando os municípios evidenciaram uma desaceleração igual a 58% dos preços praticados nos apartamentos, e de 29% nas moradias.
Isto acontece, refere a consultora, devido ao aumento do desemprego, à subida da incerteza económica nacional quanto aos próximos seis meses e, sobretudo, à previsão do fim das moratórias que, caso não ocorra de forma gradual, poderá impor uma pressão do lado da procura, de modo a, que os preços sejam ajustados em baixa.
A Imovendo alerta ainda para o facto de que as moratórias devem ser negociadas com as famílias, o mais cedo possível, para que a tendência de parte do inventário existente seja colocado no mercado a preços mais baixos. A antecipada queda dos preços justifica-se, aponta o relatório, pelo tempo médio de divulgação dos imóveis, que continua a expandir, sobretudo nos principais mercados imobiliários nacionais, como é o caso do distrito do Porto.
Fonte: Notícias ao Minuto
Comments