Dicas ao comprar imóvel no Brasil.
- 2 de mar. de 2021
- 2 min de leitura

A crise econômica causada pela pandemia da COVID-19 trouxe boas oportunidades de negócios no mercado imobiliário; para quem tem reservas e quer adquirir um imóvel, a hora é boa.
Recomendamos atenção redobrada se a compra for direto com o proprietário, sem intermediação de corretores. Veja como evitar problemas, tais como golpe imobiliário, dívidas de água, luz, gás e condomínio que não deveriam ser da responsabilidade do novo dono e outras questões:
Documentação do proprietário
Caberá ao comprador conferir toda a documentação do proprietário e do imóvel. É fundamental que em uma negociação você tenha acesso às cópias da carteira de identidade, do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e da certidão de estado civil do proprietário. Se casado ou com união estável, solicite os documentos da(o) companheira(o). Além disso, no Brasil, recomendamos a retirada das seguintes certidões: certidões negativas de ações na Justiça Federal; ações cíveis; Interdição, tutela e curatela; ações das Fazendas Estadual e Municipal e protesto de títulos.
Documentação da propriedade em dia
Solicite uma cópia da escritura do imóvel, na qual constará a matrícula do imóvel, e retire certidão de ônus reais junto ao Registro Geral de Imóveis competente. Este documento serve para identificar todos os detalhes do imóvel, inclusive metragem total e confirmação da propriedade. Também é recomendável a obtenção da certidão de quitação do IPTU, e para isso você vai precisar do número de inscrição do imóvel junto à Prefeitura. Solicite assim do proprietário uma cópia do carnê do IPTU.
Análise de possíveis dívidas
Outro cuidado importante é relacionado a existência de dívidas. Solicite declaração de inexistência de débitos condominiais e comprovante de quitação dos principais serviços como luz, água e gás junto às prestadoras destes serviços.
Se na análise dessas documentações você encontrar algum problema, é importante que recorra a um advogado especialista em Direito Imobiliário.
Estamos à disposição de nossos clientes de maneira remota e permanente (24 horas).
Comentários