QUAL A MAIOR DESVANTAGEM AO MUDAR PARA PORTUGAL?
- alenuskateixeira3
- 21 de jun. de 2022
- 3 min de leitura

Viajar, mudar para outro país é sempre uma grande vantagem, a começar pela imersão cultura, contacto com outra língua, comidas diferentes, belas paisagens, um verdadeiro sonho....
Porém, quando vamos a outro país devemos ter consciência que estamos sujeitos e devemos respeitar as leis locais...
Já havia pensado nisso? Eu mesma, uma atuante do mundo das leis, viajei inúmeras vezes sem me dar ao trabalho de ler sobre as leis do destino...e isso me preocupou em algumas situações, pois, o que parecia normal em alguns lugares era terminantemente proibido.
Por exemplo, você sabia que não pode ficar sem gasolina na rodovia Autobahn, na Alemanha? pois poderá ser multado por estar a estacionar ilegalmente.
Ora bem, quando a pessoa deseja sair do seu país ela procura sempre quais as vantagens que o novo destino trará para si, não é verdade?
É a lógica do ser humano, procurar sempre o lado bom das coisas, as vantagens, os benefícios, etc.
Dificilmente, e essas pessoas podem até serem tachadas de pessimistas, do contra e etc.. são as pessoas que procuram as desvantagens, as falhas, os erros mais comuns e o lado negativo daquele lugar...
Mas, é importante sim, ler, estudar e procurar saber o que acontece de não favorável, ou diferente do nosso, naquele nosso sonho de destino.
Longe de mim, ser o “correio da má noticia” para quem já está praticamente com as malas prontas ou quase pronta em mudar para Portugal, por exemplo. Entretanto, faça um favor a si mesmo e estude as leis desse país, novo destino, sonho almejado....
E falo de qualquer um que seja o vosso destino...
Ah, agora você quer que nós façamos o curso de direito para poder morar fora... ou pior, quer que só deve emigrar quem entenda das leis?
Hahahaha NÃO!
Jamais!
Já imaginou que mundo chato se todas as pessoas só falassem das leis, suas vantagens, desvantagens, interpretações.... etc...?
Pois bem, seria insuportável, eu bem sei disso, pois sou desse “mundo das leis” ou “mundo do direito” há mais de 20 anos... e só quando me tornei professora dos sonhadores em fazer parte do “mundo jurídico” é que me apercebi o quão difícil pode ser explicar para quem não percebe, ainda, bem, o verdadeiro objetivo das leis existirem e como entendê-las e usá-las no seu dia a dia, sem precisar SER UM ADVOGADO.
É com base nisso que tentamos aqui e através de algumas redes sociais explanar de forma leve, numa linguagem simples e clara sobre as alterações das leis e suas implicações na vida real.
Sim, o seu sonho pode ser real. Ou a sua realidade pode virar um sonho.
E a palavra magica para isso é: CONHECIMENTO.
Quanto mais você tiver, e em especial, sobre um país estranho, menos erros irá cometer, ou deixar que cometam por si, e menos sofrimento existirá....pode acreditar que sim!
Vou contar uma história curiosa para vocês:
Estava em viagem, e sendo uma estranha noutro país, e uma amiga desse novo país me mostrou uns relatos de um casal que resolveu viver em Portugal e faziam vídeos fazendo chacotas, piadas e ironizando com as regras de transito e parqueamento... enfim... eram brasileiros, mas podiam ser de qualquer nacionalidade... não é isto que está em causa.
No primeiro momento, pensei: que chato isso! A pessoa se dá ao trabalho de mudar de país para fazer piada com as leis do outro país, e mais.. as transgredia!
Depois, analisando bem, são essas pessoas que vêm desinformadas e têm um choque com uma coisa simples que seria uma placa dizendo: PAGUE o PARQUEAMENTO.
Pois bem, estacionar um automóvel nas ruas de Lisboa e Porto, que são grandes capitais, paga-se. E porque? É culpa do governo? Não, necessariamente, pois existem muitos carros e pouco parqueamento (estacionamento), logo, a pessoa tem de pagar e sim, tem um limite para deixar ali o carro em algumas zonas de maior procura.... – Problema -
Mas se a pessoa for moradora tem direito a um distintivo e paga uma taxa anual – solução – Você sabia disso?
Depois falaram que tentaram arrendar casa e sofreram mais dificuldades....
Por fim, decidiram voltar ao Brasil... e só falavam mal de Portugal.
É obvio que a sorte não está para todos... mas sejamos sinceros, se esse casal tivesse estudado, investigado e até pago para aprender mais sobre as principais decisões a tomar num país estranho... a opinião deles poderia ser outra ou não? Eu tenho certeza que sim.
Podiam até ter retornado ao Brasil, mas não com essa sensação de impotência... porque é assim que nos sentimos quando não conhecemos as coisas...
Então, conseguiu descobrir qual a MAIOR DESVANTAGEM AO MUDAR PARA PORTUGAL? ou outro país estrangeiro.
Comments